Por Dentro do 1º Subaru Driver Club Day

Mauricio_Oliveira-2015August244-4A Subaru do Brasil reservou o primeiro sábado do mês de Agosto para surpreender seus clientes e entusiastas com a realização do primeiro Subaru Driver Club Day, que aconteceu no fantástico autódromo da Fazenda Capuava. Nós estivemos no evento que contou com três baterias de track day para os proprietários da marca e também apresentou os novos WRX e STI ao mercado, com direito a um rápido test drive. Confira os detalhes conosco!Mauricio_Oliveira-2015August244-67Mauricio_Oliveira-2015August244-131Saimos de São Paulo com o sol ainda nascendo, de carona no Impreza GL do amigo Éder, que iria participar da primeira bateria do track day agendada para as 08:00hrs da manhã. No caminho, encontramos com uma galera que mostrava que esse seria um sábado especial.

Mauricio_Oliveira-2015August244-201 Mauricio_Oliveira-2015August244-69 Mauricio_Oliveira-2015August244-71 SubaruDriverDay-8 Mauricio_Oliveira-2015August244-54Contamos com uma emoção a mais quando a rota que planejamos antes de pegar estrada se mostrou equivocada, mas pontualmente às 8 horas lá estavamos nós adentrando os portões da Fazenda Capuava: Deslumbramento total com o lugar, que transmite aquela paz e relaxamento tipicos, porém com o acrescimo de uma pista maravilhosa, com um miolo bem travado, muita variação de relevo…  Um lugar dos sonhos, claramente projetado para ser o parque de diversões particupar de um entusiasta, no caso o já falecido Alcides Diniz, ex-piloto de endurance e que durante muitos anos trouxe carros de ponta do automobilismo mundial para disputar provas brasileiras como as Mil Milhas de Interlagos com sua equipe Capuava Racing Team, se você não conhece vale a pena fazer uma pesquisa. Perdemos um tempinho contemplando o lugar e logo fomos para a abertura do evento onde também rolou o briefing para os participantes do track day.

Mauricio_Oliveira-2015August244-309 Mauricio_Oliveira-2015August244-45 Mauricio_Oliveira-2015August244-130Os participantes do track day davam os ultimos toques antes de entrar na pista, quem tinha levado jogos de pneus extra contava com todo suporte na hora da troca e calibragem. Para o Éder e seu GC com leves alterações (molas H&R, escapamento modificado) o evento foi o primeiro contato com uma pista, e passadas 16 voltas era visivel que havia sido uma experiência muito boa, com um tempo de 2:01,017 na sua melhor passagem ao fim da uma hora de pista aberta, interrompida por algumas bandeiras vermelhas.

Mauricio_Oliveira-2015August244-86Ao fim da primeira bateria do track day, a pista seria liberada para os test drives dos novos WRX e STI, além dos modelos Forester XT, equipada com o mesmo motor 2.0 turbo do WRX, e do crossover XV.

Mauricio_Oliveira-2015August244-32 Mauricio_Oliveira-2015August244-273 Mauricio_Oliveira-2015August244-13 Mauricio_Oliveira-2015August244-15 Mauricio_Oliveira-2015August244-383É claro que a cereja do bolo era o novo STI. O motor permanece o mesmo da geração anterior, o clássico EJ257, 2.5 Turbo com 310 cavalos e 41,5 kgfm de torque. A carroceria ficou levemente maior que a geração conhecida como Shark Eye, porém também teve um leve decrescimo de peso, com 1.559 kg.

Mauricio_Oliveira-2015August244-26 Mauricio_Oliveira-2015August244-412 Mauricio_Oliveira-2015August244-167O interior trás um painel informativo que possibilita a visualização de diversos parametros do carro, e nos modelos WRX e STI nos quais andamos sempre estava selecionada a tela que informava a pressão de turbo. O STI chega apenas com o câmbio manual de seis marchas, enquanto o WRX tem a opção de seis marchas manuais ou do CVT que simula 8 marchas, sendo essa a única opção disponivel para testes no dia.

Mauricio_Oliveira-2015August244-159 Mauricio_Oliveira-2015August244-399 Mauricio_Oliveira-2015August244-179Mauricio_Oliveira-2015August244-119Tanto o WRX quanto o STI são dignos de admiração mesmo parados. Nessa nova geração, os modelos romperam com a linha Impreza e não usam mais o mesmo nome nem praticamente nenhum painel de carroceria, e mesmo entre sí guardam algumas diferenças pois é visivel a tentativa do WRX em se passar por um carro mais maduro e refinado, enquanto o STI joga a sua proposta e sua descendência na cara dos desavisados, com aerofolio, rodas BBS, freios Brembo… Mas nós não teriamos a oportunidade de andar em nenhum dos dois nas primeiras horas de teste, então seguimos para ver o que nos aguardava nas próximas baterias do track day.

SubaruDriverDay-3Mauricio_Oliveira-2015August244-42 Mauricio_Oliveira-2015August244-303 Mauricio_Oliveira-2015August244-281 Mauricio_Oliveira-2015August244-92 Mauricio_Oliveira-2015August244-332Mauricio_Oliveira-2015August244-272Mais e mais participantes iam chegando, alguns bem próximos da originalidade outros com a aparência bem mais maldosa… Todos aguardando pela próxima bateria do track day.

Mauricio_Oliveira-2015August244-18 Mauricio_Oliveira-2015August244-40 SubaruDriverDay_BlackBlob-5 SubaruDriverDay-7 As criações da Speciallizer marcaram presença e pra variar com mais modificações para baixar tempo nos time attacks, no caso do Shark de Luis Bittencourt algumas eram mais visiveis como as portas dianteiras em fibra de carbono, outras mais complexas e funcionais como o sistema de câmbio com engrenagens straight cut PPG. O evento serviu como shakedown para o Blackblob, que além dos fender-flares ABW Motorsport, que tem a função de abrigar novas rodas 18×9,5pol, também trazia sistema de asa móvel (DRS) de desenvolvimento próprio e tinha um compromisso nobre nos próximos dias, participando das gravações do programa Acelerados no autódromo Velo Cittá.

Mauricio_Oliveira-2015August244-410 Mauricio_Oliveira-2015August244-352 Mauricio_Oliveira-2015August244-379 Mauricio_Oliveira-2015August244-347 Mauricio_Oliveira-2015August244-330 Mauricio_Oliveira-2015August244-293 Mauricio_Oliveira-2015August244-295 Mauricio_Oliveira-2015August244-278 Mauricio_Oliveira-2015August244-138 Mauricio_Oliveira-2015August244-66 Mauricio_Oliveira-2015August244-17Durante a segunda e terceira baterias, muita diversidade na pista e o calor ia tornando as coisas mais dificeis para quem foi pra pista na ultima bateria, porém tudo correu sem imprevistos.

SubaruDriverDay-10Chegada nossa vez de conferir os lançamentos WRX e STI, eu Thiago fui como carona no WRX branco, dirigido pelo Gustavo, um amigo nosso que vocês ainda terão a oportunidade de conhecer. O teste funcionava da seguinte forma: Saindo dos boxes, abriamos a segunda volta e ao fim dela recolhiamos para os boxes novamente, um procedimento que levava por volta de 5 minutos. Na primeira volta, só elogios ao carro: Dinâmica apurada, com a dianteira apontando muito bem nas entradas de curva. Apesar de os auxílios eletrônicos não estarem na configuração mais esportiva (são três modos selecionaveis pelo sistema VDC – Vehicle Dynamics Control) era possivel sentir a vetorização de torque agindo para segurar o carro na parte interna da curva, as transições de curva nos trechos de S eram agressivas e demonstrava uma manobrabilidade muito aguçada. De fato, só ouvimos elogios dos que andaram no WRX, todos muito surpresos pela evolução frente ao modelo anterior e também pelo alto nível se comparado ao STI. A forma linear como o motor FA20 DIT (injeção direta de combústivel, 270 cv e 35,7 kgfm de torque) entrega potência é digna de nota e ajuda a reforçar a sensação de maturidade do carro, porém o câmbio CVT entrou em modo de emergência durante a segunda volta e podou um pouco a diversão. Esse já é um ponto que os fabricantes de itens de performance estão trabalhando para solucionar, através de kits de radiador para o câmbio. Vale ressaltar que os carros estavam aguentando uma maratona e tanto, tendo servido aos jornalistas que compareceram na sexta feira por horas a fio, e para quem torce o nariz para o câmbio CVT a opção com câmbio manual de seis marchas como o irmão STI também deve aportar por aqui, com o atrativo de ser a mais leve da gama (1.564 kg no CVT, 1.482 kg na versão manual).

Mauricio_Oliveira-2015August244-91Já o STI quem teve o prazer de dirigir foi o Éder, que aproveitou o conhecimento adquirido sobre o traçado para fazer o último test drive do dia. Nas palavras dele:

Pulando de um carro de 120 cv pra um de 310 cv, o mais complicado é conseguir dirigir com suavidade, todos os comandos foram ariscos pra mim. É um carro onde até o controle de estabilidade atua de forma visceral, e acho que isso é o que fica de mais positivo no STi: Encontrei certa dificuldade em dirigir ele com exímio, principalmente por causa do câmbio, e isso me forçaria a melhorar se tivesse mais tempo com o carro. Esse desafio é algo que todo carro esportivo de verdade deveria ter. E nos breves momentos que consegui dirigir ele de forma rápida, a sensação de força lateral foi absurda, de longe é o que mais impressiona no carro, mais do que a força do motor.”

SubaruDriverDay-11 SubaruDriverDay-15 SubaruDriverDay-20 SubaruDriverDay-26Ao final do dia a iluminação do pôr do sol dava o tom e uma carreata com os proprietários presentes encerrou o sábado com chave de ouro, era dificil reunir forças para deixar aquele lugar. Na abertura do dia foi dito que é a intenção da marca tornar esse um evento anual, sendo assim mal podemos esperar pela edição 2016. É realmente empolgante ver uma montadora tomar uma atitude que valoriza seus consumidores dessa forma, principalmente se levarmos em conta a conturbada situação ecônomia do nosso país e os reflexos que isso causa no setor automotivo. Ponto para a Subaru do Brasil, representada aqui pela CAOA.

Mauricio_Oliveira-2015August244-22Fica aqui nossos agradecimentos ao Éder pela carona, à Speciallizer Motorsport pelo convite e pela oportunidade de acompanhar de perto esse evento tão especial, aos amigos Gustavo, Marcos, Leonardo e Kishi pela compania durante o dia e à todos os rostos conhecidos que encontramos por lá.

Obrigado pela leitura e até a próxima amigos!

Thiago Marinelli

Fotos adicionais:

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7 comentários sobre “Por Dentro do 1º Subaru Driver Club Day

  1. Excelente reportagem! O evento foi animal mesmo e fiquei feliz de aparecer nas fotos, única SW prata no evento todo hhahahaha se tiver mais fotos manda aí, não achei em lugar algum mais imagens do evento!!

  2. Mauricio e Thiago, parabéns pelo post e pelas fotos!!
    Esse dia foi muito top, tinha diversão para todos os gostos (inclusive para os esfomeados, como eu). O visual da fazenda Capuava então, nem se fala..
    Um grande abraço

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