Racing BOX

Mauricio_Oliveira-2015July240-28Se você é do tipo que acompanha diversas páginas automotivas em suas redes sociais, provavelmente já viu algum trabalho feito pela Racing BOX circulando por aí. Nós conheciamos um pouco da oficina paulistana dessa mesma forma e alguns trabalhos especificos despertavam nossa curiosidade, então ficamos bastante animados quando recebemos o convite para visitar as instalações da oficina. No entanto, por melhores que fossem nossas expectativas, não podiamos esperar pelo alto nível e pela variedade dos trabalhos; concluidos ou em andamento; que encontramos por lá, tudo obra de uma equipe apaixonada pelo que faz e de um preparador com muita história dentro e fora das pistas.

(Text in english avaiable, keep reading!)

Racing BOX is a São Paulo-based shop that always aroused your curiosity, so we were very excited when we received the invitation to visit the workshop facilities. However, as good as were our expectations, we couldn’t wait for the high level and variety of work; concluded or ongoing; we find there. An work made by a team passionate, with a lot of history on and off the racetracks.

Mauricio_Oliveira-2015July240-335-EditLocalizado em uma rua tranquila de bairro, em uma região próxima ao Autódromo de Interlagos, o galpão negro abriga alguns dos carros mais maldosos de São Paulo sem distinção de marca, modelo ou motorização: BMW, Mercedes AMG, Subaru, Lancer Evo, Nissan GTR, Porsche, Lamborghini, modelos nacionais dos mais variados… todos recebem igual atenção da equipe formada por André Lira, proprietário e preparador da casa, seu irmão Thiago e pelos jovens Rafael e Pedro.

Located in a quiet neighborhood street, in a region near the Interlagos Circuit, the black shed hides some of the most feared cars from São Paulo city: BMW, Mercedes AMG, Subaru, Lancer Evo, Nissan GTR, Porsche, Lamborghini, brazilian cars of all kinds… all receive equal attention from the team composed by André Lira – the owner – his brother Thiago and the young mechanics Rafael and Pedro.

Mauricio_Oliveira-2015July240-95A história de André Lira com os motores começou cedo, com sua primeira experiência no automobilismo em 1994, quando tinha 14 anos, como ajudante em uma oficina de karts. Com o passar dos anos André teve contato  com outras categorias, passando assim por equipes de Fórmula Chevrolet, Fórmula 3 Sulamericana, Stock Car, Esporte-protótipos de Endurance, GT3, GT4 e etc. Sempre buscando evoluir, com cursos no Brasil e Argentina, André fundou a Racing BOX em 2007 e desde então vem aplicando seus conhecimentos nos mais variados projetos de pista e de rua.

The story of André Lira with the engines began early, with his first experience in motor racing in 1994, when he was 14, as a helper in a kart shop. Over the years André had contact with other categories, working on race teams at Formula Chevrolet, South American Formula 3, Brazilian Stock Car, Sports-Prototype Endurance, GT3, GT4 and etc. Always seeking to evolve, with courses in Brazil and Argentina, André founded the Racing BOX in 2007 and since then he has been applying his knowledge in various track and street projects.

Mauricio_Oliveira-2015July240-129-Edit Mauricio_Oliveira-2015July240-154No dia de nossa visita, um dos carros que estavam sob os cuidados da Racing BOX era o Impreza GC do Leonardo Baggio, cuja história você pode conferir no Project Cars do FlatOut. Entre outros upgrades, o carro conta com um swap completo de WRX (que levou até o painel de um Impreza 2003 para o GC) para dar vida à carroceria pintada na cor World Rally Blue Pearl, original do Impreza 22B. Falando em 22B, vocês conhecem essas rodas?!

At the day of our visit, one of the cars that were under the care of Racing BOX was the Leonardo Baggio’s Impreza GC, whose history you can check at the Project Cars of FlatOut website. The car has a complete WRX swap (with an 2003 dashboard fitted on the GC chassis and all) and the body is painted in World Rally Blue Pearl in honor of the 22B version, same version which came the exclusive wheels too.

Mauricio_Oliveira-2015July240-222 Mauricio_Oliveira-2015July240-150Dentro da oficina repousava um simpático Ford Corcel que foi despertado de seu descanso para que pudessemos ouvir o motor Ford em funcionamento, uma sonoridade que causa sorrisos involuntários em todos que estão próximos ao carro.

This is the Ford Corcel the Racing BOX prepared for the category of classic cars which races at Interlagos. The engine’s sound is something that brings smiles on everyone who’s stand around it…

Mauricio_Oliveira-2015July240-265 Mauricio_Oliveira-2015July240-343 Mauricio_Oliveira-2015July240-274 Mauricio_Oliveira-2015July240-31Rodas MSR feitas sob medida para a furação 3×150 utilizada pela Ford e toda a simplicidade que um genuino carro de pista dispõe no interior. O carro foi construído para competir em uma categoria com carros de 30 anos de idade, e dividida por cilindrada entre motores 1.4, 1.6 e 2.0. O Corcel possui mecânica 1.4 com 139HP @ 6.800RPM usando um comando de válvulas fabricado na Argentina. O carro é impecavel, tendo sido concebido a partir de um exemplar digno de receber placa preta, e foi desenvolvido junto ao piloto Renato Giordano, parceiro da Racing BOX e grande amante da marca Ford.

The MSR wheels are tailored to the car, which uses the original 3×150 Ford pattern. Inside, the simplicity that a genuine track car needs. This car was built to compete in a category with 30 years old cars, with engines between 1.4, 1.6 and 2.0 liters. The Corcel has an 1.4 engine with 139HP @ 6.800RPM, using a camshaft manufactured in Argentina. The car is impeccable, and was developed by the driver Renato Giordano, partner of Racing BOX and an Ford lover.

Mauricio_Oliveira-2015July240-87 Mauricio_Oliveira-2015July240-314 Mauricio_Oliveira-2015July240-252Um outro Subaru azul com rodas douradas, dessa vez um legítimo Impreza STI hawk-eye japonês, recebia o tratamento Racing BOX com upgrades pontuais buscando trazer muita confiabilidade e performance para seu sortudo proprietário.

Inside the shed, another blue Subaru with golden wheels, this time a legitimate JDM version of the hawkeye Impreza STI, who’s receiving the Racing BOX treatment with occasional upgrades seeking to bring a lot of reliability and performance for its lucky owner.

Mauricio_Oliveira-2015July240-114A BMW E90 preparada para drift era mais um carro com pintura azul de encher os olhos…

Mauricio_Oliveira-2015July240-152… nesse caso com um coração diferente sob o capô: Um 2JZ Toyota, motor que é sonho de consumo de muitos aficcionados.

Another blue one, this E90 BMW has an 2JZ engine swap beneath the bonnet, and is used as a drift-car.

Mauricio_Oliveira-2015July240-302O tipo de peças “encostadas” que você pode esperar de uma oficina voltada à performance…

The type of storage you can expect from a shop focused on performance cars…

Mauricio_Oliveira-2015July240-88 Mauricio_Oliveira-2015July240-107Na abertura do texto citamos o fato de a Racing BOX ter alguns trabalhos conhecidos circulando pelas redes sociais, e um dos carros ao qual me referia era esse Ford Escort preparado com tudo (TUDO mesmo) para se transformar em um carro de pista extremamente capaz. Esse é mais um projeto em parceria com o piloto e amigo da casa, Renato Giordano, e nós temos mais fotos do carro e seus detalhes, porém vamos deixar vocês com agua na boca e em um futuro breve traremos um post dedicado à esse projeto maravilhoso, o qual arrisco dizer que seja um dos mais bem feitos em solo brasileiro.

This Ford Escort is one hell of a car, prepared with everything (and I really mean EVERYTHING) to turn it into an extremely capable track car. This is another project in partnership with the race driver and friend of Racing BOX, Renato Giordano, and we have more pictures of the car and its details, but for now we’ll leave you curious and on an next opportunity we will bring a detailed post to this wonderful project which I dare say that is one of the best made on Brazilian lands.

Mauricio_Oliveira-2015July240-66-Edit Mauricio_Oliveira-2015July240-37 Mauricio_Oliveira-2015July240-45Mostrando o quanto seu trabalho pode ser abrangente, o carro de André não é nenhum JDM ou europeu raro, mas sim esse VW Voyage impecavelmente integro, com uma carroceria lisa e detalhes que compõem um belo conjunto da obra, como as rodas Snow Flakes de 17 polegadas (o estepe mantém o mesmo modelo em aro 14, com um Pirelli P600 de época compondo o conjunto), suspensão Fênix e um painel que marca singelos 240km/h como velocidade final. O motor permance original, com uma preparação turbinada em estudo para fazer o velocimetro utilizar toda sua faixa útil…

Showing how his work can be comprehensive, the André’s ride isn’t a rare JDM or european car, instead it’s one of the most classics brazilian cars when we talk about performance market: An VW Voyage (also know as VW Fox in the US market), impeccably integrate with a smooth body and details that make a beautiful set, as the Snow Flakes 17-inch wheels (the spare wheel maintaining the same pattern in 14-inch, with an classic Pirelli P600 composing the set), Fênix suspension and a speedometer marking 240km/h as top speed. The engine remains stock, with the adoption of a turbocharger being studied for short.

Mauricio_Oliveira-2015July240-328Decorando as paredes do galpão, a imagem de Ayrton Senna e uma arte que crava “Rotor Vs. Piston”. Antes que vocês perguntem: Sim, um motor rotativo é mais uma criação que verá a luz do dia através das mãos de André Lira e da equipe da Racing BOX em um futuro próximo.

Decorating the walls of the shed, the image of Ayrton Senna and an art that read: “Rotor Vs. Piston”. Before you ask: Yes, a rotary engine is a creation that will see the light of day through the hands of André Lira and the Racing BOX team in an near future.

Nesses dias de mídias sociais e informação trocada em tempo real, fica fácil conhecer o trabalho de uma oficina como a Racing BOX superficialmente, porém essa primeira impressão pode não fazer justiça aos detalhes e a história que tais carros e projetos carregam, e nós do Final Spec buscamos sempre trazer o foco para as pessoas por trás dessas criações, porque histórias como as que vimos serem escritas naquele sábado em um galpão negro nas imediações da represa Guarapiranga merecem ser contadas.

Foi um prazer conhecer esse pessoal extremamente apaixonado pelo que faz, e em breve voltaremos lá para trazer mais algumas das crias da casa para você que nos prestigia.

In these days of social media and real-time information exchange, it’s easy to know the work of a shop like Racing BOX superficially, but that first impression cannot do justice to the details and the story that these cars and projects carry, and we at Final spec seek always bring focus to the people behind these creations, because stories like those deserve to be shown to the world.

It was a pleasure to meet this extremely passionate team, and soon we will return there to bring some more of the Racing BOX creations for you to check.

Até breve! See you next time!

Thiago Marinelli

Fotos / Photos by:
Mauricio Oliveira

Encontre a Racing BOX no Facebook.

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7 comentários sobre “Racing BOX

  1. Pingback: Uma Forester XT de Família | Final Spec | #motorsportresistance

  2. Simpático Corcel de Classic Cup?!
    Rapaz, vi esse Corcel andando no Autódromo de Interlagos, já nas mãos do piloto Lin Hung, e essa máquina não tinha nada de simpática, pelo contrário, vi uma besta fera, que dava pau em Passats AP 1.6, e 1.8, Topolino 2.0, BMW, Pumas…Não tinha para ninguém contra o Corcel, motor girava alto (e bonito de ouvir), e voava baixo, puta máquina dahora!

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