Rally Erechim 2015 – O Brasil não é só Futebol!

IMG_9159A região sul do nosso país é sabidamente conhecida pela valorização do esporte à motor. Seja em campeonatos de endurance de nivel altissimo como não se vê mais no resto do Brasil, na estrutura de equipes e empresas sediadas por lá, passando pela presença maciça do público em seus autódromos desafiadores – e isso sobre modalidades de duas ou quatro rodas – é sabido que o pessoal dá um show. Esse ano tivemos a oportunidade de comparecer ao 18º Rally Erechim, a maior prova da modalidade do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, válida pelo Campeonato Sul-Americano CODASUR, reconhecido pela FIA. Para nós, membros e amigos que compõem o Final Spec, assistir um rally de velocidade ao vivo, no meio da galera, sempre foi um objetivo para ser riscado do nosso caderno, e apesar de termos cogitado uma viagem em equipe no fim das contas o planejamento não permitiu que todos participassem da jornada, e o único que efetivamente partiu do interior do estado de SP até Erechim foi nosso amigo Julio Nishi, que já apareceu por aqui antes e até escreveu uma avaliação sobre o Suzuki Swift, e também tem um olhar apurado para a fotografia que vocês vão conhecer agora. É dele o relato sobre esse evento fantástico, que tem a intenção de mostrar para o mundo que o Brasil é mais do que futebol e carnaval uma vez ao ano, O BRASIL É RALLY!

IMG_0168Olá leitores do FS, estou aqui mais uma vez pra contar como que foi o 18° Rally Erechim, vamos lá! tudo começou no WhatsApp, eu estava pra sair de férias e não sabia o que faria, foi quando Thiago Marinelli (um dos fundadores do FS) me lembrou do rally, desde então já tinha me decidido, iria!

(Text in english available, keep reading!)

Brazil’s south region is very known for its passion regarding motorsports. Either in top level endurance races, the ones that you can’t find anywhere else in the country, or the structure that the racing teams and companies based there have, and also the massive crowd that those events gather on their challenging tracks, Southern brazilian folks rocks. This year we had the opportunity to be at the 18° Rally Erechim, the biggest event on its category, part of the FIA’s South American Championship. For us, members and friends of Final Spec, watch a rally live, in the middle of the crowd, was always an goal to be achieved on our “to do list”, but even though we had planned a trip with all of our team, some schedule and work related problems forced a few of us to give up on the journey to Erechim. Julio Nishi was the only one able to go to represents Final Spec on the event, he travelled almost 1000km from São Paulo’s countryside to Rio Grande do Sul. He have a very refined photography style and technique, as you may see later on this post. And himself will tell how was to be part of this amazing event, that aims to show to the world that Brazil is much more than just soccer and carnival once a year. Brazil Is Rally!

Hello Final Spec readers, I’m here once more to tell how was the 18° Rally Erechim, so let’s go! Everything started on a WhatsApp conversation, in which I was about to go on vocations but didn’t knew what I was going to do, and then my friend Thiago Marinelli (co-founder of Final Spec) reminded me about the rally. Since then I was decided, I must go!

IMG_9985Chamei ele e também o Maurício César (fotógrafo do FS) pra dividirmos os custos da viagem e irmos, mas por alguns imprevistos eles não puderam ir.

I invited Mauricio César (Final Spec photographer) to split the costs of the trip, but he had some problems and couldn’t go.

IMG_9271Com a desistência deles, chamei outro amigo para ir, e ele aceitou, melhorando os custos de viagem e também dando um apoio moral durante a longa jornada, sendo assim, fiquei com a responsabilidade de trazer algumas imagens e um pouco da experiência vivida lá no Rio Grande do Sul.

So I invited another friend and he accepted, helping on money saving and giving support during the long trip. That way, I was responsible for bring some photos and a report about the experience of being there in Rio Grande do Sul.

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Peugeot 207 XRC Piloto: Luiz Facco / Navegador: Humberto Ribeiro.

Saímos de Hortolândia/SP às 21:00 do dia 20/05 e cheguei lá às 09:10, chegando já fomos direto no local onde estava montado toda a estrutura do evento, para retirar as credenciais que o Maurício já havia solicitado.

We left Hortolândia-SP at 9 P.M. on may 20th, and arrived at 9:10 A.M. in the next day, we went straight to the place where was the event’s main structure, to get the Press credentials that mauricio had already requested.

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A dupla Elaine Bastos e Bruna Giaretta chegou a liderar a categoria RCR com seu Peugeot 206, mas não completaram a prova após um acidente durante a SS5.

Chegando lá fomos à sala de imprensa entregar os termos de responsabilidade, daí que veio o choque: “FinalSpec? O que é isso? Você fez o cadastramento no site? Me fala o site que vou entrar e ver! […] Aqui não fala nada sobre rally!”

As we got in the Press Room, there was a shock: the personel in charge asked: “Final Spec?” “Whats This?” “Have you made the request on the website?” “let me check your website…but there’s nothing about rally in here!”

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Fiat Palio da lenda Luiz Tedesco, que junto de seu navegador Sidinei Broering ficou com a vitória da categoria RC4.

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Ford Fiesta R5 da dupla paraguaia Augusto Bestard / Enrique Fratta, terceiros colocados na categoria principal, a RC2. Os carros com homologação R5 são a grande sensação do cenário mundial dos rallys, têm homologação FIA e competem nas categorias de acesso do WRC, bem como em diversos campeonatos regionais e continentais mundo afora. Basicamente são baseados nos atuais WRC, porém com custo X benefício competitivo para as equipes privadas. No caso dos Fiesta, a fabricante dos modelos R5 é a mesma responsável pelos carros da ex-equipe de fábrica no WRC, a britânica M-Sport.

Com aquele aperto no coração, expliquei que é um site voltado a cultura automotiva com foco em performance e que havia viajado a noite inteira por 980km por essa oportunidade.Ele olhou, deu risada e falou: “Olha já vou avisando que se um dia forem cobrir um evento como imprensa vocês precisam ter material com uma prévia do motivo, a FIA é muito chata em relação a isso.”

With a chill on my spine, I explained that its a website about automotive culture, focused on performance, and the fact that I’ve travelled over 600miles to register this event. He laughed and spoke: “Look, I’m gonna give you a tip, if someday you’re covering an event as Press, you need to have a preview of the event on the website, FIA’s really picky about that.”
IMG_9449“Hoje o que eu vou poder fazer é te credenciar como repórter, mas não tenho colete de fotógrafo. Amanhã umas 16:00 você volta aqui e eu vou tentar arrumar um pra você.”

“what I can do now its to give you reporter credentials, but I don’t have the Photographer vest. Tomorrow, by 4 P.M. you come back and I’ll try to get you one.”

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Quem disse que os mais antigos não tem vez? Civic EG da dupla uruguáia Luis Gamboa / Ignacio Santiesteban, competindo na categoria RC5.

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O Peugeot 208 New Maxi é um projeto dos argentinos da Baratec, mas alinhou em Erechim com a dupla brasileira Roberto Reijers / Fausto Dallape. Os carros desenvolvidos pela Baratec sob nomeclatura Maxi têm categoria própria em seu país de origem, contam com homologação FIA para campeonatos regionais e na nova configuração New Maxi deverão ganhar projeção internacional, pois já há algumas unidades despachadas para outros continentes. Os New Maxi são impulsionados por uma preparação executada em cima do conhecido propulsor THP 1.6, turbocomprimido e dotado de injeção direta de combustivel.

Cansado de tanto dirigir resolvi não insistir muito, peguei a credencial, acesso ao estacionamento e manuais de segurança do evento e foi ao Centro de Apoio ao Turista procurar um camping ou até mesmo uma pousada/hotel de baixo custo. Fomos bem atendidos e achamos um hotel. O que restava fazer era dormir pra descansar para a grande abertura que aconteceria as 20h na Praça da Bandeira.

Tired of all the driving, I decided not to insist much, got the reporter credential, parking access and safety manuals, and went to the Tourist Support Center to look for a camping or even a low budget Inn/Hotel. We were very well assisted and found a hotel. What left for us was to get some rest and be prepared for the big opening that would begin 8 P.M. on Flag Square.

IMG_9368Acordamos e fomos para praça, acessei a área exclusiva para os fotógrafos e mesmo sem o colete me permitiram ficar ali. Depois de toda solenidade (burocracia política) começaram a aparecer os carros, um a um foram apresentados juntamente com seus respectivos pilotos e navegadores.

We woke up and went to the square, I accessed the photographer’s exclusive area even without the vest, they allowed me to stay there. After the speeches, the firsts cars started to show up, one by one they were introduced along with their respective pilots and navigators.IMG_9319Aquele barulho de anti-lag, aquele cheiro de álcool em excesso era demais. Aos poucos a praça foi enchendo,  famílias inteiras, crianças, mulheres, todo mundo ali, reunidos para apreciar um pouco de cultura automotiva… nem parecia Brasil. Acabando a abertura, o esquema era dormir mais para chegar cedo no Shakedown na SS Paulo Bento e foi ali que vimos os carros em ação pela primeira vez.

That anti-lag noise, the smell of ethanol in excess was just awesome. little by little the peple started to crowd Flag Square, entire families, children, women, everybody united to appreciate a bit of automotive culture…it doesn’t seemed like I was in Brazil. By the end of the opening, the best thing to do was to sleep to get really early in the morning to the Shakedown in SS Paulo Bento, and it was there where we saw the cars in action for the first time.

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A equipe paraguaia ABR Rally alinhou dois Fiesta R5. No carro de número 5, terceiro colocado na categoria RC2, estava a dupla Augusto Bestard / Enrique Fratta…

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… enquanto o piloto Alberto Antebi e seu navegador Hernan Vargas Peña levaram o carro número 7 ao segundo lugar da mesma categoria.

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Ford Fiesta da dupla paraguaia Miguel Zaldivar / Victor Aguillera, na categoria RC2

Sem o colete não pude ficar nos lugares reservados para imprensa, mas sem problemas, foi da hora ficar no meio do povo, a cada carro uma zueira e um agito diferente era quase impossível ficar sem rir.

Without the photographer vest I couldn’t stay on the places reserved for the press, but none the less, was a great experience to be in the crowd, as each car passes a different kind of mocking and a different awe, it was impossible not to laugh.IMG_9962

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Ao volante do belo Skoda Fabia S2000, os paraguaios Gustavo Saba e Diego Cagnoti tentavam a quarta vitória em Erechim. Os carros homologados como S2000 tem um projeto mais antigo que os novos R5, sendo oriundos de meados dos anos 2000. No entanto ainda são muito competitivos. Basicamente foram a base de desenvolvimento dos atuais carros da categoria principal do WRC, e utilizam motorização 2.0 aspirada com aproximados 280cv. Essa deve ter sido uma das ultimas participações do Fabia S2000 de Saba, uma verdadeira lenda nas terras sul-americanas, já que o carro deve ser substituido pela nova geração R5 da própria Skoda, um modelo que tem muito do DNA do Polo WRC atual.

IMG_9718Aqueles sotaques gaúchos zoando a cada piloto lento que passava era rachante… hahahaha

The locals making fun of the slow pilots with their southern accent was hilarious!

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Apesar de estar com os dias contados como carro de produção, o Lancer Evolution X segue como ótima base para as equipes de rally, e apesar do fato de serem basicamente carros de produção com algumas alterações frente aos outros competidores com tração integral que são construidos exclusivamente como bólidos de competição, ainda conseguem tempos competitivos frente aos R5 e S2000, por exemplo.

IMG_9785 IMG_9808A cada carro que passava era gritante a diferença de habilidade entre os pilotos, consegui notar que os mais rápidos levantavam muita, mas muuuuuita poeira, enquanto os que passeavam quase não levantavam, causando o desgosto e zueira da galera dos barrancos.

The skill level between the pilots was immense. As each car passed we could note that the fastest ones leaved a huge dust cloud behind them, and the slower ones didn’t, making the crowd booed the pilots and make fun as usual.

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Fiesta R5 da dupla Didier Arias / Hector Nunes

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O Fiesta R5 número 1 pertencia a uma dupla mista, com o paraguaio Diego Dominguez como piloto e o argentino Edgardo Galindo responsável pelas pranchetas de navegação. A dupla conquistou a vitória geral e se igualou ao paraguaio Gustavo Saba com 3 vitórias em Erechim ao longo dos anos.

 

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Peugeot 207 XRC da dupla brasileira Mauricio Neves / Carlos Henrique Morales, da equipe ProMacchina Motorsport, referência nacional em competições fora de estrada. O XRC é um projeto deles, com motor Chevrolet Alloytec V6 aspirado de aproximadamente 300cv e tração integral. Apesar de ser um projeto multiplataformas, os dois XRC que participaram da prova eram baseados nos Peugeot 207.

O shakedown foi muito louco porque os carros passaram várias vezes por nós… Terminando o shakedown fomos almoçar e a tarde retornamos à sala de imprensa pra conseguir o colete de fotógrafo, o responsável não estava e a “secretária” me pediu pra voltar mais tarde, pra não perder viagem decidi dar um rolê nos boxes, foi ali que meus olhos brilharam ainda mais

The Shakedown was incredible because the cars passed several times through us…
After the shakedown we had lunch and in the afternoon we returned to the Press Room to get the photographer vest, the responsible for the press wasn’t there, and its secretary asked me to return later, to not waste the trip, I decided to take a look at the boxes, and there my eyes truly shined.

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O Volkswagen Gol G5 pilotado pelo brasileiro Alexandre Figueiredo e seu navegador, o argentino Andres Schwander, é mais um exemplar dos Maxi Rally, porém de sua primeira geração. Nesse caso, o motor é um Honda K24 aspirado com sistema de trasmissão Subaru tracionando as 4 rodas.

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O Lancer Evo X do brasileiro Ulysses Bertholdo, que junto de seu navegador Alessander Soares conseguiu a primeira colocação na categoria RC2N pelo Campeonato Brasileiro. O mais surpreendente porém é que Ulysses conseguiu uma ótima colocação geral, encaixando o segundo melhor tempo do rally e colocando seu Lancer entre dois Fiesta R5!

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Civic “Euro” Type R, exemplar com fabricação exclusiva na Inglaterra, desenvolvido sobre a base do Fit. Se não fosse em um evento dessa grandeza, quais as chances de ver outro como esse em solo brasileiro?

IMG_0186 IMG_0188 IMG_0126Mecânicos regulando os carros, maquinas de desmontar pneus montadas em caminhões, carros abertos exibindo roll-cages, motec’s, dashboards, carros exclusivos que dificilmente veria em outro lugar.

Mechanics tuning cars, tires mount machines on open trucks, cars with the doors opened, showing off their roll cages, dashboards, motec’s, really exclusive cars that I would hardly see anywhere else.IMG_0216 IMG_0228 IMG_0243 IMG_0237 IMG_0211Fora os carros o clima era bem legal também, todo mundo a vontade, tranquilo esperando a costela inteira assando do lado de um carro de rally.

Aside the cars, the atmosphere was really great too, everybody was chilled, with ribs barbecue next to a rally car.IMG_0282IMG_0287 IMG_0286 IMG_0264 IMG_0266 IMG_0274 IMG_0306 IMG_0297Por um momento pensei “caramba será que eu não tô delirando?” Tirei foto de praticamente todos os carros que estavam no boxes, pirei nos carros do pelotão de elite e ainda mais nos kartcross que estavam por lá também.

For a moment i’ve thought “am I dreaming?” I’ve photographed almost every single car that was in the boxes. The elite ones really caught my eyes, and the kartcross that were around.IMG_0179 IMG_0334 IMG_0346 IMG_0269 IMG_0357 IMG_0359 IMG_0375IMG_0154Após todo esse rolê nos boxes consegui pegar o colete e novamente  fomos descansar para nos preparar pra SS mais especial de Erechim a Verdureiros, onde os carros voam por alguns instantes.

After my walk around in the boxes, i finally got the photographer vest and we went back to the hotel to get rest and be prepared to the most especial SS of Erechim, the Verdureiros, where the cars fly.IMG_0492Diferente do shakedown, na SS Verdureiros (especialmente no salto) não poderíamos chegar atrasados com o risco de não podermos mais entrar na área de imprensa.

Differently from the Shakedown, on Verdureiros SS (specially on the jump sector) we coudn’t be late, otherwise they wouldn’t allow us to go to the press area.IMG_0807Acordamos 5:30 e partimos pra SS ainda a noite e pra completar a emoção: CHUVA!

At 5:30 A.M we woke up and left to the SS, it was still dark, and to make things even better: rain!IMG_0954 IMG_0945 IMG_0944 IMG_0962 IMG_0963Estacionamos numa transversal à SS e nos preparamos para o barro que nos aguardava. O sol nasceu e mostrou o que ainda não tinha visto, cerca de 5 barracas montadas ao lado do salto, sim os loucos acamparam do lado da SS! Famílias inteiras ainda com os rostos amassados também aguardavam a passagem dos carros. Um pouco a frente, outro estacionamento cheios de apaixonados por rally.

We parked next to the SS and prepared ourselves for the mud that was waiting for us. The sun rose and shown what we haven’t seen yet, around 5 tents at the jump’s side, believe me or not, they camped at the SS! Entire families gathered waiting for the cars to pass. A bit ahead, another parking lot, full with rally enthusiasts.IMG_0520O último carro da organização do evento passou, mostrando que dalí em diante era só máquinas passando. Fui preparando a câmera, e aguardei… não demorou muito e todo mundo começou gritar, e alguém com um apito anunciava a aproximação do carro na rampa.

The last staff car passed, showing that from now, only competition cars are allowed at the Jump. I prepared the camera, and waited…It didn’t take long and everybody started to yell, and someone with a whistle announced the approach of a car at the ramp.IMG_0427 IMG_0438 IMG_0452 IMG_0435 IMG_0480 IMG_0493 IMG_0538 Foi posicionar o olho na câmera e ver pelo visor o carro voando, uns 2mts do chão, dando no corte… na hora é meio difícil assimilar, você fica sem reação.

I’ve looked through the camera’s viewfinder cars flying about 2 meters high, with the revs at the redline…it was quite hard to realize what was actually going on, I was speechles.IMG_0413IMG_0479IMG_0420IMG_0432IMG_0513IMG_0499IMG_0559IMG_0564IMG_0589IMG_0600O primeiro carro que passou foi o melhor classificado na etapa anterior, nesse caso o Fiesta R5 preto e cromado do vencedor do rally.

The first car to pass was the black and chromed Ford Fiesta R5, the best qualified from last stage, also the winner of the comepetition.IMG_0642 IMG_0682 IMG_0659 IMG_0715A primeira largada ficamos no salto, na segunda ficamos na segunda curva de 3 consecutivas buscando fotografar uns momentos únicos.

The first start we stood at the Jump, on the second start, we moved to a 3 consecutive bends, and stood on the second bend, trying to get some good shots.IMG_0738 IMG_0746 IMG_0747 IMG_0755 IMG_0756 IMG_0838 IMG_0868 IMG_0880 IMG_0888 IMG_0925 IMG_0927 IMG_0825Após a passagem do último piloto, toda aquela galera fazia o caminho contrário, foi uma cena bonita de ver.

After the last one passed, the whole crowd did the opposite way, was a really beautiful scene.IMG_1075Fomos no embalo, pegamos o Uno e mais uma vez fomos para o lugar onde haveria uma Super Prime (um time attack de todos os carros num circuito fechado), como demorou um pouco até sairmos da SS em direção a Super Prime não foi possível acompanhar os carros de ponta no circuito, uma pena porque eram os que mais davam gosto de ver…
Terminada a Super Prime só restava a coletiva de imprensa e a premiação, acompanhei a coletiva, todos pilotos elogiaram as SS’s e explicaram a dificuldade desse rally por ser muito misto e técnico.

We’ve followed them, got in the Fiat Uno, and went to a place where a Super Prime would be held ( a time attack with all the cars on a closed track). We took to long to leave the SS, so it was not possible to watch the elite group at the track, a shame because they were the most exciting ones to watch.
After the Super Prime, the only thing left was the press conference and the team’s awards. I watched the Press conference, and every pilot complimented the SS’s and explained the difficulty of this Rally, because was really technical and the mixed terrains was a real challenge.

IMG_1010 IMG_1015 IMG_1060Após a coletiva resolvemos não aguardar a premiação porque estavamos sem comer desde manhã e a cerimônia demoraria pelo menos mais uma hora.

After the press conference, we couldn’t wait until the awards because we haven’t eat since early in the morning, and we were really starving.IMG_1130 IMG_1125Do que sobrou foi a vontade de quero mais e algumas fotos pra vocês terem um pouco da idéia o que é um rally internacional de velocidade!

Obrigado pra você que leu até aqui, espero que gostem das fotos e que visitem Erechim em 2016, quem sabe não nos encontramos lá?

What was left of this incredible experience was the desire for more and some pictures to show you a bit of how a International Rally is all about.
Thank you for reading, and i hope you enjoy the pictures, and visit Erechim in 2016, who knows if we meet there?

Abraços!

Julio Nishikawa

2016 nos aguarde! E quem sabe o sonho do WRC na Argentina não venha logo após?

Thiago Marinelli

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Resultado Oficial do Erechim Rally Brasil 2015

CAMPEONATO SUL-AMERICANO

CATEGORIA RC2 – 4×4

1 – Diego Dominguez/Edgardo Galindo – Paraguai – Ford Fiesta RC5 – 1h47min46
2 – Alberto Antebi/Victor Aguilera – Paraguai – Ford Fiesta – 1h52min51
3 – Augusto Bestard/Enrique Fratta – Paraguai – Ford Fiesta R5 – 1h54min02
CATEGORIA RC2N – 4×4
1 – Rodrigo Zeballos/Sebastian Dotta – Uruguai – Mitsubishi Lancer – 1h53min10
2 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Brasil – Mitsubishi Lancer – 1h54min17
3 – Oscar Benitez/Hugo Tomas – Paraguai – Mitsubishi Lancer – 1h58min02
CATEGORIA RC4 – 4×2
1 – Luis Tedesco/Gabriel Moralez – Brasil – Fiat Palio – 2h01min43
2 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – Brasil – Peugeot 207 – 2h02min34
3 – Reinaldo Kikuchi/Gabriel Martin – Paraguai – Honda Civic Si 2h06min56
CATGEORIA RC5 – 4×2
1 – Cassandro Maloz/Luiz Felipe Trentin – Brasil – Fiat Palio – 2h03min41
2 – Evandro Carbonera/Eduardo Tonial – Brasil – Peugeot 206 – 2h16min21

CAMPEONATO BRASILEIRO

CATEGORIA RC2N – 4×4

1 – Ulysses Bertholdo/Alessander Soares – Brasil – Mitsubishi Lancer – 1h51min17
2 – José Barros Neto/Marco Marini – Brasil – Mitsubishi Lancer – 1h57min12
3 – Mauricio Neves/Carlos Morales – Brasil – Peugeot 207 XRC – 1h58min35

CATEGORIA RC4 – 4×2

1 – Luis Tedesco/Gabriel Moralez – Brasil – Fiat Palio – 2h01min43
2 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – Brasil – Peugeot 207 – 2h02min34
3 – Marcos Valandro/Roger Valandro – Brasil – VW Gol – 2h25min26

CATEGORIA RC5 – 4×2

1 – Cassandro Maloz/Luiz Felipe Trentin – Brasil – Fiat Palio – 2h03min41
2 – Toninho Genoin/Maicol de Souza – Brasil – Peugeot 206 – 2h05min19
3 – Fabio Simsen/Gilson Rocha – Brasil – Peugeot 207 – 2h11min20

CAMPEONATO GAÚCHO

CATEGORIA RC2N – 4×4

1 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Brasil – Mitsubishi Lancer – 1h04min07
2 – Luiz Facco/Humberto Ribeiro – Brasil – Peugeot 207 XRC – 1h10min02

CATEGORIA RC3 – 4×2

1 – Elton Palkevick/Fabiano Palharini – Brasil – GM Vectra – 1h12min49
2 – Leandro Bertuol/Diego Santolin – Brasil -= Fiat Palio – 1h21min07
3 – Fernando Mello/Tatiana Kokemper – Brasil – VW Gol – 1h26min46

CATEGORIA RC4 – 4×2

1 – Luis Tedesco/Gabriel Moralez – Brasil – Fiat Palio – 1h07min29
2 – Marcos Marcola/Felipe Costa – Brasil – Peugeot 207 – 1h07min51
3 – Carlos Celuppi/Vinicius Zavierucka – Brasil – Peugeot 206 – 1h15min28

CATEGORIA RC5 – 4×2

1 – Ricardo Oro/Leonardo Dalla Rosa – Brasil – GM Celta – 1h08min40
2 – Cassandro Maloz/Luiz Felipe Trentin – Brasil – Fiat Palio – 1h09min18
3 – Toninho Genoin/Maicol de Souza – Brasil – Peugeot 206 – 1h10min25

CATEGORIA RCR – 4×2

1 – Luciano Cassol/Heitor Strogulski – Brasil – Fiat Palio – 1h24min32
2 – Felipe Solimann/Cassio Navarini – Brasil – Ford KA – 1h26min49

18 comentários sobre “Rally Erechim 2015 – O Brasil não é só Futebol!

  1. Show de bola a matéria amigo. Pois éh, os paulistas deveriam chegar mais por aqui. Inclusive tens uma lasquinha de foto minha no salto dos verdureiros. ( colete 20: com guarda chuva amarrado na arvore… img_04351.jpg).

    É verdade, o gaúcho não vai lá no barranco as 3 da manhã pra assistir carro lento passando, queremos é velocidade. E com sotaque, chingam mesmo :D

  2. Parabens pela Materia !

    Apos 13 anos competindo, tbm fui para o barranco ! Excelente ler uma matéria de alguém que veio conhecer o Rally Velocidade e faz uma Matéria Impar, sem privilegiar somente os “figurões” !!
    Claro, esse ano vcs ainda não conheciam eles, espero que no ano que vem mantenha a mesma linha e talvez ate se tornem uma nova fonte de referencia para o assunto.

    Acho que valeu a pena o inicio de ferias hein !! hahahahaha

    Baita Quebra- Costela Tchê !

  3. Obrigadp pela visita em nossa cidade . O rally é democrático , pode-se correr em diversas categorias. Ajude a divulgar nosso esporte…Grande abraço.

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