BlackBlob Speciallizer: One Impreza to rule them all!

img-14Imagine construir um carro voltado ao uso em pista, focado em baixar tempo nas etapas do Time Attack que acontecem no autódromo de Interlagos, porém sem perder as suas caracteristicas de carro de rua, com ar condicionado, um bom sistema multimidia e todos os acabamentos internos em seus devidos lugares. Você pode pensar que a tarefa é dificil, mas não impossivel. Agora manter essa premissa e entrar na pista não para disputar posições intermediarias, mas para ganhar e quebrar recordes ao longo de um ano inteiro é uma missão bem mais complicada, e uma meta alcançada pelo Black Blob, o Subaru Impreza WRX cartão de visitas da preparadora paulistana Speciallizer.

(Text in english available, keep reading!)

Imagine building a track car focused on being the fastest in Time Attack competitions that are held at the Interlagos circuit, but without losing its street car characteristics like the A/C, a good multimedia system and all internal finishes in their places. You might think that the task is difficult but not impossible, but think of to keep this script and get on track not to finish in intermediate positions, but to win and break records round after round. This is a much more complicated task and a goal achieved by Black Blob, the Subaru Impreza WRX serving as flagship of Speciallizer, an shop focused on improving japanese cars as Lancer and Imprezas.

img-13Em um primeiro momento, sua carroceria negra esconde os detalhes mais malvados da sua transformação de um ótimo esportivo original de fábrica para um monstro devorador de tempo e asfalto, construido por um aficcionado que sabe o que é preciso ser feito para atingir seus objetivos: Dominar o território de Interlagos sem perder a usabilidade na volta pra casa.

At first sight, the black body hides the meanest details of his transformation from a great factory original sport sedan into a monster which devours time and asphalt, built by an aficionado who knows what needs to be done to achieve its objectives: Mastering the territory of Interlagos without losing street car usability on the way back home.

1537745_542170815878765_1013972856_oNosso ultimo encontro com essa fera se deu no dia 21 de Dezembro de 2014, no ultimo round do Time Attack promovido pela Federação de Automobilismo de Sâo Paulo – FASP, e acabou com o WRX número 00 no primeiro lugar da categoria GT2 e sexto lugar na classificação geral entre 112 inscritos, com o tempo de 1:49.675. Conversando com Ricardo Meirelles, o proprietário e preparador do bólido, o mesmo nos lembrou que a data era emblemática: Ali completava-se exatamente um ano desde a estreia do carro nas pistas, também em um Time Attack FASP. Resolvemos então fazer desse post uma pequena retrospectiva, já que também estavamos presentes na estreia do carro e acabamos nos encontrando diversas vezes no decorrer do ultimo ano. Na ocasião da estréia, o então Impreza 000 faturou a primeira colocação geral com o tempo de 1:52.454.

On 21 December, at the last round of Time Attack sponsored by the Automobile Federation of Sao Paulo – FASP, the WRX number 00 finished in first place in the GT2 category, and sixth place overall among 112 competitors with a time of 1:49,675. Talking with Ricardo Meirelles, the owner and the responsible for all the work done on the car, he reminded us that the date was symbolic: There was exactly one year since the car’s debut on the track, also in a round of Time Attack FASP. So we decided to make this post a small retrospective, since we were also present in the car‘s debut and had the opportunity to see him in action several times during the past year. On the occasion of the premiere, the Impreza took the number 000 and won the first place overall with a time of 1:52,454.

1485971_542178259211354_848655489_oApesar de atualmente o carro ter uma aparência ainda mais agressiva, já naquela época o exterior denunciava o nivel de performance buscado por Ricardo com o capô, tampa traseira, aerofólio e portas dianteiras em fibra de carbono, radiador de óleo de cara pro vento no parachoque dianteiro e as belissimas rodas japonesas Rays Gram Lights 57Ultimamte trazendo o dourado contrastante com a carroceria negra. Já tinhamos nos deparado com o carro em eventos como os Subaru Fest, mas encontra-lo ali nos boxes de Interlagos parecia muito mais correto pois apesar da pintura reluzente e aspecto geral do carro se assemelharem a um verdadeiro show car, com nada fora do lugar, sujo ou improvisado, o blackblob transpira uma aura de pista.

Currently the car has a more aggressive look, but even then the look of the car denounced the level of performance desired by Ricardo with the hood, trunk, rear wing and front doors in carbon fiber, oil cooler visible by the front grill and the beautiful Rays Gram Lights 57Ultimamte wheels in golden finish. Definitely, Black Blob belongs on track.

Mauricio_Oliveira-2014January165-169Durante o ano de 2014 tivemos o privilégio de reencontramos o Ricardo e sua criação muitas outras vezes nos boxes de Interlagos, e a cada novo encontro ele trazia uma novidade no carro.

During the year 2014 we were privileged to meet with Ricardo and his creation many other times in the boxes of Interlagos, and he always brought a new change in the car.

Mauricio_Oliveira-2014April182-150As portas traseiras também foram substituidas por fibra de carbono, a dianteira ganhou um novo splitter junto de uma pequena asa desenvolvida pelo próprio Ricardo e acomodada onde antes ficaria a placa do Impreza, como pode ser visto na foto abaixo.

The rear doors were also replaced by carbon fiber items, the front end has a new splitter and a small wing developed by Ricardo himself, which is located where once would the license plate, as seen in the photo below.

img-33E junto com as evoluções, os tempos de volta sempre iam caindo evento após evento! Até o primeiro Time Attack de 2015 esse era o WRX mais rápido em Interlagos, andando bem próximo do recorde dos STi, também estabelecido por uma cria da Speciallizer.

Along with the changes, the lap times were falling round after round! Until the first round of Time Attack 2015 that was the fastest WRX at Interlagos, running very close to the record of the STi, also established by a car made by Speciallizer.

img-15 img-14Em nosso ultimo encontro o carro já trazia novo aerofólio traseiro APR, capaz de gerar numeros de downforce ainda maiores. Para somar ao alivio de peso dos itens de fibra de carbono da carroceria, os vidros são todos do japonês Impreza STi Spec C, são mais finos e leves que os originais e já trazem consigo o acabamento escurecido que dá a impressão de insufilm aplicado. Como podem ver esse é um carro composto por detalhes que saltam aos olhos até dos mais desavisados, mas são os entusiastas que realmente enxergam o que cada um deles significa de verdade.

In our last meeting the car already had a new APR rear wing, capable of even greater downforce numbers. In addition to weight saving, the window glasses are from the Impreza STi Spec C, thinner and lighter than the WRX items. Definitely, this car has eye catcher details from Subaru enthusiasts.

img-16Comprovando a saude da preparação esmerada, nessa mesma data de 21/12/2014 onde completava um ano de pista com o carro, o Ricardo não conseguia disfarçar seu contentamento ao nos falar que durante todo o ano de quebra de recordes e vitórias nas pistas, o coração boxer do Impreza permanecia intocado. Apenas manutenção de rotina como troca de óleo entre uma etapa e outra, e nada mais.

Proving the health of the engine, Ricardo could not disguise his delight to tell us that throughout the year breaking records and winning on the track, the Impreza‘s boxer heart remained untouched. Only routine maintenance like oil changes between a round and another and nothing else.

Mauricio_Oliveira-2014April182-210Quer saber o que a preparação Speciallizer esconde? Sinto muito mas não vamos te ajudar muito. Ricardo deixa a duvida no ar ao nos dizer que o carro tem mais de 500 cavalos nas rodas, e todos os Impreza que saem da Speciallizer com o pacote de performance Spec R tem rigorosamente a mesma preparação que seu carro.

Want to know what the setup made by Speciallizer hides? I’m sorry but we’ll not help you that much. Ricardo leaves doubts in the air and says that the car has more than 500hps on wheels, and all Impreza that leaves Speciallizer with the R Spec performance package has strictly the same preparation that his car has.

img-25No porta malas mora uma garrafa de nitro da NOS, mas o gás do riso aqui tem uma finalidade diferente: Refrigerar a colmeia do intercooler ‘top mount’, montado na posição padrão dos WRX e STi, acima do motor. Junto da refrigeração do nitro, Ricardo também tem a opção de utilizar um jato de agua direcionado ao intercooler, recurso original dos Impreza STi Spec C vendidos no Japão, onde um reservatório fixado no banco traseiro do carro (que pode ser visto na foto abaixo) alimenta o sistema. Detalhe para a barra estrutural com sistema de amortecimento, desenvolvida por uma joint venture STi-Yamaha e usado nos Impreza S204.

NOS is used to cool the top mount intercooler, and Ricardo also have the option of using a water spray system, unique feature of the Impreza STi Spec C sold in Japan, where a tank fitted in the car’s back seat (which can be seen in the photo below) feeds the system. In detail, the structural bar with damping system developed by a joint venture from STi and Yamaha, an item from the Impreza S204.

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Nosso amigo Julio Nishikawa fazendo as vezes de videomaker registrou o funcionamento do sistema, mas nesse momento o nitro já tinha sido usado pelo Ricardo em suas voltas rápidas.

The video shows the operation of the water spray system.

img-31 img-30Detalhe do manômetro acomodado entre os bancos traseiros, assim o piloto consegue monitorar a pressão do sistema de nitro através do retrovisor.

The nitro gauge system is accommodated between the rear seats, enabling the pilot to check the system pressure through the rearmirror.

img-27 Na outra extremidade do porta malas com todos os acabamentos e carpetes em seus devidos lugares está o surge tank desenvolvido pela própria Speciallizer, assim como muitos outros itens do carro.

At the other end of the trunk, which has all finishes and carpets in their proper places, is the surge tank developed by Speciallizer as well as many other car items.

img-29 img-28 img-22Ricardo nos mostrou também um upgrade que havia sido recém instalado, o sistema de extintor de gás Halotron com saidas direcionadas dentro do cofre e no porta malas, voltado ao surge tank. Em caso de algum imprevisto o sistema é disparado pelo piloto  em pontos estratégicos, preservando a sua integridade e a do carro, como exemplificado pelo próprio Ricardo: Um vazamento de óleo decorrente de alguma quebra pode causar um principio de incêndio no cofre do motor, e o mesmo seria apagado pelos fiscais de pista. Porém até esse socorro ser prestado muitos itens como chicotes e sensores já estariam seriamente danificados, por isso sua opção pela instalação desse sistema de segurança.

Ricardo also showed us an upgrade that had been recently installed, an Halotron gas extinguisher system with outputs directed into the engine and trunk compartments. In case of any unforeseen, the system is triggered by the pilot at strategic points, preserving his and car’s integrity.

img-9 img-10Dentro da cabine o volante do STi blobeye e manometros Defí saltam aos olhos dos apreciadores dos frutos do mercado doméstico japonês. Os bancos Sparco R333 complementam a proposta do carro, pois são generosos nos apoios para encarar as forças G do autódromo de Interlagos, possuem os requisitos para utilização de cintos de pista mas ainda são reclináveis e confortáveis para um uso mais civilizado.

Inside the cabin, the STi Spec C steering wheel and Defí gauges holds the attention of those who know the JDM culture. The Sparco R333 seats complement the car’s proposal, as it has generous support to face the G-forces of the Interlagos circuit, have the requirements for use 5 point harness but are still reclining and comfortable for an urban use.Mauricio_Oliveira-2014January165-157Mauricio_Oliveira-2014January165-159 img-23Falando do chão do carro, o BlackBlob conta com coilovers KW montadas com camber plates Vorshlag para um acerto fino do conjunto. Outro detalhe bacana desenvolvido pela Speciallizer é o sistema de short steer, que torna a direção mais direta, mudando toda a dinâmica do carro na pista. Uma rápida olhada por baixo do carro entrega detalhes de dar agua na boca, como o eixo cardã de fibra de carbono e diferencial traseiro Cusco com radiador de óleo dedicado, instalado logo após o difusor de ar STi. A ponteira de escape saindo pelo acabamento em fibra de carbono do parachoque não está ali por  questão de estética e tem função aerodinâmica, mas sem querer ajuda a completar ainda mais o visual exclusivo do BlackBlob.

On the suspension, the BlackBlob has KW coilovers fitted with Vorshlag camber plates for fine alignment. Another nice detail is the short steer system developed by Speciallizer, which makes the steering more direct, changing the entire dynamic of the car on the track. A quick look under the car reveals details such as the carbo fiber drive shaft and the Cusco rear differential with dedicated oil cooler, installed immediately after the STi air diffuser. The exhaust tip has aerodynamic function and helps complete the unique visual from BlackBlob.

img-8 Mauricio_Oliveira-2014January165-160 Mauricio_Oliveira-2014April182-279Mais detalhes, e carro e piloto freando forte na aproximação para o S do Senna durante alguma etapa do Time Attack 2014.

Braking hard into the Senna’s S, at some round of Time Attack 2014.

10855066_725026794279842_805879397919523801_oE em 2015 as coisas já começaram corridas pra Speciallizer: Enquanto o BlackBlob deve receber um cambio de STi Spec C, o recorde de WRX mais rápido de Interlagos foi parar nas mãos de outra cria da casa, o sharkeye (Chassi “GR”) da foto acima, com o tempo de 1:49.229. Apesar da incerteza sobre as datas de utilização de Interlagos devido as reformas para a Fórmula 1 que vão interditar o autódromo boa parte do ano, as cenas dos próximos capitulos prometem fortes emoções! Fica aqui nossa admiração ao Ricardo como pessoa e como profissional, uma pessoa muito solicita e atenciosa, entusiasta como eu e você, e sua personalidade só podia refletir nesse carro incrivel que é o seu BlackBlob! Desejamos muito sucesso para a SPECIALLIZER Motorport em 2015!

In 2015, BlackBlob should get a STi Spec C gearbox, and the fastest WRX at Interlagos now is another creation of Speciallizer, the sharkeye pictured above, with a time of 1:49,229. This post reflects our admiration for Ricardo as a person and as a professional, an enthusiast like me and you, and his car reflects his personality. We wish all success to the SPECIALLIZER Motorport in 2015!

Pra quem ficou curioso e quer ver o comportamento do carro na pista, segue o video do Time Attack 21/12/2014

Video onboard from BlacBlob at Interlagos

Até a próxima amigos! Thank you for the read!

Thiago Marinelli

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