2º Suzuki Track Day a bordo do novo Swift Sport R

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Pela primeira vez conseguimos participar de um evento organizado por uma grande fabricante de veículos como a Suzuki, que busca ascensão no mercado nacional aproximando através de eventos como esse, clientes e um produto que estávamos muito afim de conhecer: o novo “pocket rocket”o Swift Sport! E o melhor, no Velo Cittá, uma autentica pista de corrida onde também estivemos pela primeira vez…

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O evento aconteceu no dia 1º de novembro em um sábado com temperaturas sauditas, mas do jeito que a gente gosta, na pista! Das 8:30 da manhã até as 17:00 os convidados, entre eles, entusiastas da marca, proprietários e aficionados por carros independente da marca, como nós, participaram de um cronograma repleto de atividades, almoço, premiações, testes e o track day dentro da estrutura moderna e aconchegante do Vello Cittá. Mas infelizmente participamos apenas dos 10% finais dessa programação, devido a alguns imprevistos, chegamos tarde, por volta das 16:00…

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O grande mentor desse rolê é um já conhecido nosso, Júlio Nishikawa do UNO 07. Ele queria muito conhecer o carro e em que condição melhor do que em uma pista de corrida? Então ele correu atrás, entrou em contato com os organizadores do eventos (que aliás foram ótimos, antes e durante o mesmo), intermediou conosco e conseguiu garantir e dividir essa experiencia…

Testando o Swift Sport R no autódromo Vello Cittá 

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Combinei com o Júlio que apenas iria registrar o evento e que ele deveria me passar as impressões do carro na pista, afinal ele já possui alguma experiencia e é o tipo de cara que pilota bem e mais do que isso sabe sentir o carro como ninguém, confiei nele essa missão e tenho certeza que se vocês puderem dirigir o mesmo carro, nas mesmas condições e com o minimo de noção, vão se identificar com o que ele descreve. Com vocês a palavra dele…

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Olá Leitores do FinalSpec, coube a mim compartilhar um pouco das impressões do Suzuki Swift Sport R, lançamento da Suzuki no mercado brasileiro.
Chegando no paddock do Velo Città, coloquei meu nome na fila de test drive e esperei ansioso. Os testes estavam ocorrendo da seguinte forma: Um instrutor suzuki dava uma volta com você para “explicar o traçado” e depois você tinha mais 2 voltas para testar a seu critério.
Enquanto aguardava chegou um Sport pra eu embarcar, mas não era o R, recusei e disse que esperaria o R, mais alguns minutos e lá estava ele, preto com teto e retrovisores vermelhos, rodas 17″ tala 6,5 com pneus PZero 205/45, me sentei no banco do passageiro e estranhei, eu que ando com um fiat uno sem nada, entrar num esportivo com ar condicionado e tão confortável, é no mínimo estranho. Nos boxes perguntei pro instrutor se realmente o cambio do R era mais curto que da versão “normal” (mesma mecânica (1.6 16v 142cv) do R, só muda as rodas e as cores), ele me respondeu que na verdade o câmbio mais curto no R é um opcional e que aquele carro estava equipado!

Suzuki_Yuki (13)Ao sair pra pista o instrutor me mostrou que o cambio era bem curto mesmo, cortando segunda em 90km/h, ao chegar na Curva dos macacos, meu primeiro susto, curva foi feita praticamente sem frear, colei na porta e no banco, que por sinal se encaixou perfeitamente.
Estava impressionado com a agilidade do carro e com a capacidade de frenagem, comentei com o instrutor: “Freia bem né?” Ele: “Calma você ainda vai ver esse carro freando!”
Continuamos curva após curva quando de repente, a descida, Swift a 160/km/h na placa dos 50m, instrutor pisa no freio sem dó, naquela hora pensei que ia entrar nos pneus, mas o carro simplesmente abaixou a frente, deu uma vibrada típica do ABS e pronto, já estávamos entrando no S, foi muito rápido e eu estava pensando comigo se conseguiria ser rápido daquele jeito, comentei com o instrutor que não conseguiria fazer aquilo, e ele prontamente disse que não era pra eu fazer aquilo mesmo…

Suzuki_Yuki (14)Paramos novamente nos boxes, a hora de eu sentir com meu próprio corpo o carrinho chegou, saí do passageiro, dei a volta e dessa vez de um jeito diferente, senti o banco se encaixando, regulei a distancia e a inclinação tanto do banco, quanto do volante. O instrutor disse “Vou ligar o controle de tração!” , na hora eu pensei “Ahhhhhhh!”, mas beleza né, nem posso exigir muito, estar aqui já é um previlégio.

Queria ter saído moendo dalí, mas tinha muita gente na área dos boxes, fui bem devagar, ar condicionado gelando, conforto até aí um carro família…

Ao entrar na pista comecei acelerar o carrinho, giro sobe muito rápido, direção bem leve e direta, chegando na Curva dos macacos, entrei em 2ª marcha moderadamente na primeira volta, era notável que o carro podia ir bem além daquilo…

Suzuki_Yuki (15)Durante o percurso pude sentir que o mínimo movimento do volante fazia com que o carro apontasse pra curva de uma maneira muito rápida. Na curva 5 e curva da mata, subida feita em 3ª marcha de pé embaixo o carro não perde nenhuma velocidade e não transmite nenhuma insegurança. Por não conhecer muito bem o circuito, o instrutor foi me falando como era cada curva (coisa que eu não gosto muito de ouvir, mas beleza, foi até bom), depois da curva da mata, o Hairpin, foi ali que o controle de tração funcionou, confundi com outra curva e ia entrando bem mais rápido o instrutor: “devagar, devagar!” Entrei muito forte e a frente saiu inteira, nessa hora percebi o controle de tração impedindo a cagadinha! UFA! Depois do Hairpin a temida descida um dos dois pontos em que se engata 4ª no circuito, instrutor me disse pra frear nos 75m e obedeci, parti para o S, que ainda é em decida, pra mim a melhor parte do autódromo. Na segunda volta, fiz tudo um pouco mais rápido e a sensação que ficou foi a mesma: o carro pode muito mais!

Um carro prazeroso de dirigir, feito para brigar contra Audi A1, Mini Cooper, DS3, esse é o Suzuki Swift R, um carro com um viés bem esportivo e principalmente, divertido…

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Bom, como puderam ver foram apenas duas voltas, mas que valeram muito a pena e deu pra ter uma leve noção do que o pequeno carro é capaz. Ainda não somos uma “revista profissional”, mas mais testes como esse seriam muito bem vindos…

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Basicamente a diferença entre eles eram as rodas 17″x 6,5 com pneus 205/45 e kit multimídia opcional no Sport R…

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E rodas 16″x 6,0 e pneus 195/50, no mais, os carros são idênticos…

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Um carro que robou a cena foi um Swift SX4 com spec de pista…

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Original, o SX4 é uma versão do Swift bem interessante com motor 2.0 16v, 145cv e tração nas quatro rodas com o sistema Intelligent All Wheel Drive “i-AWD” que possibilita tracionar com as dianteiras, deixar as quatro integrais ou as quatro integrais blocado…

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Não consegui muitas informações sobre o SX4 que estava no evento, mas era possível ver o carro vindo com firmeza calçado nos pneus slicks…

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Interior aliviado até o ultimo, sem nenhum acabamento, gaiola padrão FIA, bancos conchas Sparco, escapamento direto…

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Suspensão preparada…

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No motos apenas o coletor 4X1 e intake, se tivesse algo a mais poderia ser interno ou na eletrônica, mas não tivemos certeza…

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Uma base bem interessante para um projeto em um carro moderno. No dia você poderia até andar, mas apenas no passageiro e isso custaria R$100,00, quem sabe uma próxima vez…

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Participação dos proprietários de Jimny era grande e eles puderam andar em uma pista off-road com o auxilio de profissionais, participar de uma corrida de regularidade e um concurso que iria eleger o jipe mais radical e o mais colorido…

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Vi que esse tipo de evento tem uma característica própria sem muito aquele ar de rivalidade que estamos acostumados nos track days que vamos, algo mais tranquilo, familiar, seguro e que não deixou de ter aquela dose que de adrenalina que nos faz querer voltar. O Swift atendeu bem nossas expectativas e abriu a mente para quem sabe podermos trazer mais esse tipo de avaliação para o Final Spec…

Pra quem não quiser perder o próximo basta ficar ligado no site da Suzuki!

Agradecimentos:

Bruna Frazão, pela oportunidade
Carlos Sato e Fábio Machado, pela companhia
Alexandre Santos, pela carona

Um abraço e muito obrigado!

Felipe Massayuki

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3 comentários sobre “2º Suzuki Track Day a bordo do novo Swift Sport R

  1. Pingback: Balanço 2014! | Final Spec | #motorsportresistance

  2. Olá, desculpa mas o Sx4 não é uma versão do Swift. São carros completamente diferentes, sendo que o Suzuki SX4 está no Brasil desde 2009 e as únicas versões diferentes da padrão são a Sport Pack e a Mormaii.
    Fora esse grande deslize, parabéns pela reportagem.

  3. Pingback: Rally Erechim 2015 – O Brasil não é só Futebol! | Final Spec | #motorsportresistance

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