Time Attack Fasp, Segundo Round!

Mauricio_Oliveira-2014April182-284Domingo 27/04 a Federação de Automobilismo de São Paulo – FASP, realizou a segunda rodada de seu Time Attack em Interlagos, fechando o final de semana do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, e nós aproveitamos para conferir!

SONY DSCChegamos ao autódromo cedo para acompanhar a primeira bateria do Marcas e Pilotos, um dos grids mais legais de ver andando na pista pela utilização de modelos de linha equipados com pneus radiais, como Celta, Palio, Fiesta… sempre com mecânica 1.6 aspirada, e as disputas acirradas fazem as 16 voltas ou 40 minutos de duração de cada bateria passar rapidamente. Recomendamos a todos que compareçam para prestigiar essa e as outras categorias do nosso Paulista de Velocidade, as arquibancadas vazias não correspondem ao nivel técnico e as disputas em pista! Não esperem as coisas piorarem para o nosso já tão sofrido automobilismo.

SONY DSCAliás ficam aqui nossos agradecimentos à Phoenix Competições, uma das equipes mais vitoriosas da categoria, por nos permitir acompanhar os trabalhos que antecederam a prova pela manhã.

SONY DSCMauricio_Oliveira-2014April182-178Outra categoria que esteve participando das atividadas do final de semana, a Sprint Race conta com um carro muito interessante: A “bolha” externa semelhante a um Renaul Clio esconde um chassi tubular com posição central de pilotagem e motor central-traseiro V6 3.6 Alloytec, com perfeita distribuição de peso. Os 270 cavalos empurram os carros em tempos abaixo de 1min50seg.

Mauricio_Oliveira-2014April182-16Por volta do meio dia nossa atenção passou a se dividir entre o que ocorria na pista e a chegada dos participantes do Time Attack, que começavam a ocupar alguns boxes.

SONY DSCDiferente de um track day comum, que nada mais é do que um dia de pista livre para qualquer carro, o Time Attack é uma competição dividida em subcategorias que premia os pilotos mais rápidos do dia, como o Hot Lap Limeira. Alguns carros chegam em plataformas e dão poucas mas objetivas voltas, enquanto a maioria vai rodando até o autódromo, sem deixarem de ser competitivos.

Mauricio_Oliveira-2014April182-10 Mauricio_Oliveira-2014April182-11SONY DSCNos boxes o Peugeot 106 de Bruno Guerreiro chamava atenção com seu visual agressivo proporcionado pelos fender flares. O melhor tempo da dupla foi de 2:10.423, na categoria TD ASP.

Mauricio_Oliveira-2014April182-30Mauricio_Oliveira-2014April182-172O Mustang GT da BTS Performance foi o mais rápido do dia com 1:44.495. O carro conta com extenso alivio de peso, os vidros deram lugar a peças de acrilico e o interior exibe apenas um espartano banco fixo Kirkey, dispensando todo o acabamento. Mais uma vez um muscle car provando que pode fazer bonito contra seus rivais de concepção mais atual, como já haviamos presenciado com outro Mustang da BTS no Track Day Crazy For Auto.
Mauricio_Oliveira-2014April182-66-EditEm eventos como esse, circular pelos boxes é tão bacana quanto fotografar a ação na pista. Flagramos essas duas Lotus, mas não as vimos na pista.
SONY DSC SONY DSC SONY DSC Já esse lindo VW Voyage não só chamava a atenção de todos nos boxes com seu motor aspirado com as borboletas de admissão individuais como deu muitas voltas rápidas na pista. Não temos uma foto melhor, mas pode acreditar que a carroceria aparentava menos idade que muito carro recém saido de concessionaria por aí!

SONY DSC Mauricio_Oliveira-2014April182-99Outro belo Volkswagen que marcou presença, esse Gol G3 2 portas registrou 2.07.223 em sua melhor passagem, ficando com a 5ª colocação na categoria TD Turbo.

Mauricio_Oliveira-2014April182-62SONY DSC Mauricio_Oliveira-2014April182-201Apesar do grande numero de Mitsubishi Lancers participando dessa etapa, as versões civis eram maioria frente aos desejados Evolution. O exemplar branco da IX dinastia dos guerreiros AWD orientáis era exceção e percorria os 4.309km de Interlagos emitindo o barulho caracteristico do sistema Anti-Lag a cada redução. Não conseguimos identificar seu melhor tempo.
Mauricio_Oliveira-2014April182-84 Mauricio_Oliveira-2014April182-82 Mauricio_Oliveira-2014April182-236O Uno R1 era um dos mais concorridos nas áreas dos boxes, todos paravam para um olhar mais aprofundado sobre o simpático carrinho que não aparenta nada demais em um primeiro momento, mas que deixava a todos no paddock com a pulga atrás da orelha assim que começava a se movimentar. Muitos conhecem sua história através do Project Cars do FlatOut, mas os que não sabiam do que se tratava ficavam sem entender nada a cada aproximação do carro ao S do Senna. Utilizando o mítico numeral 07, sua melhor volta foi de 2.11.280.

Mauricio_Oliveira-2014April182-97O pessoal da Way Motorsport compareceu com seu Honda Civic homologado para participar da categoria Marcas e Pilotos, utilizando o Time Attack como oportunidade para treinar a dupla de pilotos antes da estréia do carro nas competições. O Civic já consegue um tempo competitivo frente aos concorrentes nacionais, mas o que mais surpreende é que o carro tem muito a ser desenvolvido e em seu estágio atual tem muito mais de carro de rua do que os adversários que competem no Campeonato Paulista. O próximo passo no desenvolvimento será dado no Track Day Crazy For Auto no ECPA, em Piracicaba. Acompanhamos esse projeto de perto e torcemos pelo seu sucesso!

Mauricio_Oliveira-2014April182-257 Mauricio_Oliveira-2014April182-109A dupla de franceses, apesar de tempos diferentes, (2.07.183 para o Peugeot 205 e 2.16.659 para o Citroen) empolgava a todos que acompanhavam suas passagens pelo S do Senna. Destaque para o exótico Citroen AX GTi; sempre com uma das rodas no ar: Poucos carros desciam o S com mais vontade!

Mauricio_Oliveira-2014April182-113O belo Mustang de quarta geração com placas do Rio de Janeiro fez  ótimos 1.59.390 no autódromo paulistano.
Mauricio_Oliveira-2014April182-253 Mauricio_Oliveira-2014April182-243 Mauricio_Oliveira-2014April182-291Conforme a noite ia chegando, o desafio passou a ser fotografar os carros com disco de freio incandescente enquanto apontavam para a primeira perna do S do Senna. O GTR número 48 de nossa foto de abertura foi um dos flagrados nessa oportunidade, e sua melhor volta foi de 1.47.302, o que lhe garantiu a segunda colocação no geral.

Mauricio_Oliveira-2014April182-292Perto do fim do evento um acidente no final da reta deixou todos apreensivos, mas apesar do susto tudo pode seguir normalmente. No geral foi um ótimo dia dentro e fora da pista, com os boxes cheios como a muito tempo não presenciavamos em Interlagos; sempre encontrado um amigo aqui e ali. Conforme o segundo semestre se aproxima fica a tristeza de enfrentar alguns meses sem Interlagos, já que o autódromo passará por reformas visando a realização da Fórmula 1 e ficará um bom tempo fechado. Enquanto isso, a 3ª etapa do Time Attack FASP já está marcada: 11 de Maio! Planejamos estarmos por lá, e se esse post te deu vontade de participar saiba que as inscrições ainda estão abertas!

Até a próxima!

Thiago Marinelli
Com fotos de Mauricio César Oliveira

 

Anúncios

2 comentários sobre “Time Attack Fasp, Segundo Round!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s