Espírito de Le Mans: 6 Horas De São Paulo (1º Parte)

SONY DSC

Momento épico, um sonho realizado, satisfação total…não existem palavras para definir esse dia que entrou para história, não só desse blog, mas também na vida desse entusiasta que vos escreve. O “Espírito de Le Mans” se estabeleceu por um final de semana no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos e nos concedeu emoções e lembranças que levarei por toda uma vida…

Interlagos

O termo “Espírito de Le Mans” vem da paixão pelo automobilismo, por carros de corrida e inovações automobilísticas, mas que também, segundo a WEC (World Endurance Championship) vem da interatividade com o público, festa e aproximação de todos com carros, equipes e principalmente os pilotos…

IMG_0664

Antes de tudo, nesses posts ( um não será o suficiente), não iremos falar só sobre os mais rápidos, celebridades, tempos e acontecimentos que foram destaques. Vamos dar prioridade nos detalhes que vão te fazer querer estar lá de novo, caso tenha ido, ou esperar ansiosamente pela primeira vez…

IMG_20130831_122233

Nunca nos imaginaríamos cobrindo um evento de porte internacional, muito menos imaginaríamos como seria. Chegamos no sábado (dia 31) por volta das 11:00 AM, empolgados, com aquele frio na barriga proveniente da ansiedade que tomava conta de mim e do fotografo Rafael Durães…

SONY DSC

Para ajudar na ambientação, fomos recebidos por um grupo de Porsches em exposição em uma área aberta a todos…

SONY DSC

Juntamente com o Formula Indy do anfitrião do evento, Emerson Fittipaldi…

IMG_0614

Tivemos acesso aos boxes das equipes da Porsche GT3 Challenge e Cup Brasil, situados atrás dos boxes principais do circuito, ocupados pelas equipes do WEC…

SONY DSC

SONY DSC

Ver cada piloto se preparando e a equipe acertando os últimos detalhes, acompanhar essa atmosfera é algo indescritível…

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

A aproximação do público empolgava e fazia os olhos brilharem, provando que brasileiro gosta sim de automobilismo!

IMG_0639 IMG_0649

A organização era nacional, mas a pontualidade era britânica! Nas horas exatas da programação, as duas categorias entravam naquela tarde de sábado para a classificação…

SONY DSC

Dois japoneses membros da equipe Toyota Racing, admiravam uma das Porsches da categoria conterrânea. Apesar de entender um pouco japonês, não conseguir ouvir, mas ele acharam algo bem interessante ali dentro…

IMG_0671E já que eles foram lá ver do que eramos capazes, adentramos aos paddocks para ver a tradição e tecnologia deles…

SONY DSC

Foi um “choque cultural automotivo”! Pra quem já viajou para o exterior, é aquele impacto que você tem logo quando sai do aeroporto, parecia outro mundo, nada haver com os boxes de outras categorias que eu já vi em Interlagos…

IMG_0669

Claro, isso só acontece pra quem realmente gosta do esporte, da cultura e se atenta a cada detalhe, absorvendo o máximo possível pelas lentes e pela memória…

IMG_0738

SONY DSC

SONY DSC

De box em box eu sinalizava para o Rafael as peças, as ferramentas e os data loggers espalhados…

SONY DSC

Procuramos sempre nos manter discretos, sem atrapalhar toda aquela sintonia por trás do evento principal. Mas como mecânico, jamais deixo escapar alguns momentos como a transmissão no cavalete, que pertencia ao protótipo Oreca 03 (Nissan) da equipe Pecom Racing . Como tudo, diferente de qualquer coisa parecida com uma transmissão que eu já havia visto…

SONY DSC

Acompanhei de perto a vistoria do fiscal da FIA no Aston Martin Vantage V8 um pouco antes das voltas de classificação…

IMG_0764

Falando em classificação, a sessão se iniciou pontualmente as 14:35 para as categorias LMGTE Pro e LMGET Am. Nosso primeiro contato com os carros na pista. Mais um momento diferente das categoria que eu já vi andar naquele autódromo…

IMG_0781

O ronco do Aston Martin era surreal, grave, mas subia com uma facilidade incrível, coisa de motor feito para altas rotações…

IMG_0752A Porsche desembarcou de Le Mans com dois carros e o seu 50° aniversário do 911 com vitórias em duas categorias…

IMG_0680Sumbimos para a sala de imprensa para descansar e descarregar o material no notebook. E simplesmente sentado no sofá estava o ex-piloto de Formula 1 e bi-campeão das 24hrs de Le Mans, Allan McNish. Definitivamente nos encontrávamos no meio de lendas do automobilismo…

SONY DSCNão acompanhamos mais de perto a classificação da categoria dos protótipos, mas estávamos na coletiva de imprensa com os pilotos das equipes, Rebellion Racing (Nicolas Prost, o filho do maior rival de Senna e Nick Heilfeld, já se consagrou na F1), AF Corse (Marco Cioci e Matt Griffin), Audi Sport Team Joest (Benoit Treluyer e Marcel Fassler), G-Drive Racing (John Martin e Mike Conway) e Aston Martin Racing  (Richie Stanaway e Pedro Lamy)…

IMG_0697Nesse meio tempo, também deixamos de ver mais uma categoria fazendo a corrida de classificação, a Brasil Superbike que garantiu fortes emoções no domingo. Os boxes das motos por sua vez ficaram no meio do autódromo, perto do acesso para o bolsão principal, com acesso livre ao público…

IMG_0706 IMG_0708 IMG_0718

SONY DSCDefinitivamente o Espírito de Le Mans estava naquele lugar, independente do número de rodas, forma e idade…

SONY DSCO evento contava com inúmeras atrações para o publico, como show ao vivo, exposição de carros antigos, estandes de empresas que apoiaram o evento, cidade da PM e muitas outras atrações. No stande da WEC era possível encontrar um simulador com direito a algumas voltas no próprio circuito de Interlagos. Já dava pra sentir um pouco na pele…

IMG_0856

SONY DSC

IMG_0733Deixo com vocês essa primeira parte do que foi o primeiro dia na WEC 6Horas de São Paulo, trazendo um pouco do que acontecia por trás das cortinas desse espetáculo…

1234442_699480246746580_1728430980_nNo próximo post, traremos os momentos que antecedem a grande corrida, acesso aos boxes e a interatividade do público com os pilotos e equipes…

Espero vocês no próximo post!

Fotos por Rafael Durães e Felipe Massayuki

Farei os devidos agradecimentos no próximo!

Abraços e muito obrigado!

Por Felipe Massayuki

Final Spec no Facebook

Anúncios

4 comentários sobre “Espírito de Le Mans: 6 Horas De São Paulo (1º Parte)

  1. Parabeeeens Yuki e todos os “comandantes” do blog, o post ficou otimo e ja estou interessada para ler as outras partes sobre o evento. Foi de chorar o meu fds pois passei o fds todo praticamente ao lado do autodromo e nao pude comparecer !!!

    Bjuuuus

  2. Pingback: Balanço 2014! | Final Spec | #motorsportresistance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s