Seis estrelas OEM+

Oportunidade bate a porta, fatores de riscos vem de brinde, mas e se você ignorar tudo isso e com muito esforço e baixo custo (em relação a projetos utilizando o mesmo modelo) realizar um sonho? Essa é a verdadeira qualidade na preparação desse Subaru “bulg eye” com mais de 400cv…

O Ricardo, da Eclipse do primeiro post me apresentou um tempo depois o que seria o segundo post do blog, ao longo de alguns dias. Quando vi esse WRX pessoalmente, me era muito familiar, quando o Reinaldo “Costelinha” Fernandes desceu tive certeza de que aquele era o carro que eu havia visto uma matéria alguns meses antes em uma revista de preparação, logo não iria deixar escapar a oportunidade de conhecer de perto esse carro…

Costelinha, como é conhecido nos fóruns e clubes automotivos, é muito parecido profissionalmente comigo e com uma parte dos meus amigos. Mecânico, trabalha em concessionária e não dispensa um projeto de pura performance. A unica diferença entre a gente fica mesmo nos brinquedos de cada um…

Não havia muito o que perguntar sobre o carro, eu li a matéria no minimo umas 3 vezes como sempre faço de costume. As mudanças em relação a matéria é que Costelinha é mecânico e não gerente da concessionária Subaru onde o mesmo trabalha…

Esse projeto não é de um marinheiro de primeira viagem, antes, outros carros ocuparam a garagem do funcionário das “seis estrelas”, como Parati e Saveiro Turbo, conhecidas na cena. O atual no entanto, veio de uma oportunidade única, o carro estava a venda com motor quebrado,  um orçamento salgado e um dono querendo um Sti dos mais atuais, negocio fechado! E Costelinha estava abraçando o que pra muitos seria uma loucura…

Então ele mesmo caiu com a faca nos dentes e com a ajuda do pessoal da Nihon Subaru e Elite Motorsport desenvolveu toda a preparação do carro com peças originais da marca…

Todo sistema de pressurização e turbina é original Subaru, o compressor em questão é uma VF34 original do Sti, o intercooler frontal é uma das poucas no sistemas que não são originais. As partes internas permaneceram originais…

Todo sistema é gerenciado por uma unidade original Subaru que sofreu alterações pelo DIM, ou Subaru HomeLink Auto DIM e bicos de alta vazão…

Toda preparação rendeu 440cv e tudo isso é transferido integralmente para as quatro rodas por uma transmissão forjada de 1ª a 4ª feita pela Sapinho…

A suspensão original foi retrabalhada e junto com as rodas aro 18 fazem o sedan ter um traçado mais preciso e dar aquele talento no visual para acompanhar a nova performance…

O interior permaneceu original, que cá entre nós já é muito bem acabado e atende bem a esportividade do carro. Nem manômetros e nem telas, “aqui é tudo no pé e no ouvido” disse Costelinha. Será que é louco?

Fé independente da sua crença ou religião, é algo que costelinha sempre tem com ele ao desenvolver cada projeto…

O que Costelinha mais ressalta nesse carro não é uma peça e não é um macete no desenvolvimento.  Mas sim que com baixo custo, usando peças originais e metendo a mão na graxa ele tirou do papel um projeto que as vezes gastam-se rios de dinheiro para se obter tal resultado…

Como ele mesmo disse “é o Costelinha, chegando devagar na humilde sempre”, nem tão devagar talvez, mas bota humilde nisso, um mecânico (tem que ser) de muito conhecimento e firmeza e deixa claro aqui que a ordem das seis estrelas não altera a diversão…

Abraços!

Por Felipe Massayuki

Fotos: Rafael Durães e arquivos pessoais do proprietário.

Final Spec no Facebook

Anúncios

6 comentários sobre “Seis estrelas OEM+

  1. Pingback: Thunderbolt? Is you? « Finalspec

  2. Pingback: Final Spec Weekend: Subaru Fest e Civic Nation 2013! | Finalspec

  3. Pingback: Oficina seis estrelas: Subaru Custela Team BR | Final Spec | #motorsportresistance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s